Pertencimento e expressão: fotografia e audiovisual para todos nos terreiros e quilombos

O projeto Onda do saber: Pertencimento e expressão – fotografia e audiovisual para todos nos terreiros e quilombos, é uma ação de educomunicação e formação artístico-cultural voltada a jovens de comunidades quilombolas e terreiros de candomblé.

Seu objetivo é fortalecer o pertencimento, a autoestima e a capacidade de expressão crítica e criativa desses jovens por meio da fotografia e do audiovisual, em diálogo com os saberes ancestrais afro-brasileiros.

Quando acontecerá?

As atividades ocorrerão entre outubro e novembro de 2025, com oficinas teóricas e práticas para jovens de 14 a 29 anos, divididas entre o Terreiro Tupã e o Centro Estadual de Educação Profissional em Tecnologia, Informação e Comunicação de Lauro de Freitas, oferecendo 100 vagas.

Como funciona?

O curso é 100% gratuito, com inscrições abertas de 30 de setembro a 17 de outubro, início das aulas em 27 de outubro e finalização em 22 de novembro, culminando em uma exposição pública, intitulada de “A Importância da Preservação da Cultura Afro-Brasileira, de Matriz Africana e Quilombola”, na última semana de novembro, para apresentar os trabalhos produzidos pelos participantes.

Patrocínios

Este projeto é uma realização que conta com o patrocínio do Banco do Nordeste do Brasil (Governo Federal) e com o apoio institucional da Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas (Secretaria Municipal de Cultura, Lazer, Juventude e Esporte).

Também recebe apoio da Associação Tupã Suriazala, do Centro Estadual de Educação Profissional em Tecnologia, Informação e Comunicação (Secretaria da Educação do Estado da Bahia) e apoio cultural do Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (IRDEB), através da Rádio Educadora FM e TVE Bahia.

Realização:

Apoio institucional:

Parceiros:

Apoio cultural:

Patrocínio: